PCdoB Petrópolis reúne militância neste sábado

A direção do PCdoB na cidade convocou encontro do Comitê Municipal, filiados e militantes,que ocorrerá neste sábado, a partir das 10h, em sua sede, no centro.

PCdoB lança Jandira Feghali candidata majoritária em 2014

A COMISSÃO POLÍTICA ESTADUAL do PCdoB-RJ, reunida dia 10/09, analisou a conjuntura política, os avanços dos últimos 10 anos de governo Lula-Dilma e as alterações recentes do quadro político.

RJ: Renato Rabelo participa de vibrante debate sobre as Teses do 13º Congresso

A militância do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro esteve reunida nesta segunda-feira (12), na Faculdade Nacional de Direito (FND), para a apresentação das teses do 13° Congresso Comunista.

PCdoB lança campanha de contribuição militante

No ano do Congresso do Partido Comunista do Brasil, a legenda lança uma campanha para ampliar a contribuição financeira de seus militantes. Inscrita no Estatuto partidário, a contribuição é uma das quatro tarefas que devem ser desenvolvidas pelo filiado, assim como estudar, militar e divulgar.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aldo Arantes lança Alma em Fogo, livro de memórias

No próximo dia 19 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Fundação Maurício Grabois, lançam o livro Alma em Fogo – memórias de um militante político, de Aldo Arantes (Anita Garibaldi, 2013).
Com 500 páginas, ricamente ilustrado com fotografias pessoais e históricas, o livro escrito pelo ex-deputado comunista Aldo Arantes, 74, narra episódios importantes de sua trajetória política que teve início no movimento estudantil na década de 60 e prossegue até hoje, através da atuação na área de meio ambiente.
Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) na história gestão de 1961, Aldo Arantes esteve ao lado de Brizola na Campanha da Legalidade e ajudou a impulsionar projetos memoráveis como o UNE-Volante e os Centros Populares de Cultura.
Aldo também foi um dos fundadores da Ação Popular (AP), organização de esquerda que teve papel importante na luta contra a Ditadura. Após a anistia, em 1979, Aldo cumpriu diversos mandatos parlamentares, inclusive o de deputado constituinte.
Segundo Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois, patrocinadora da publicação, “Alma em Fogo é uma vida que se abre e se revela. Aldo Arantes se desnuda em carne, osso, sangue e sentimentos. Assim, vêm à tona para além do militante, o filho, o pai, o avô, o marido, o amigo. É uma leitura que nos enriquece, que nos sacode e nos diz que a militância por um mundo novo de paz e solidariedade, não importando as agruras, é uma escolha que dá sentido, alegria e prazer à vida”.
O livro conta com prefácio de Haroldo Lima e posfácio de Roberto Amaral.
SERVIÇO
Lançamento do livro Alma em fogo – memórias de um militante político
Data: 19 de agosto, sexta-feira
Horário: 18h
Local: OAB – RJ ( Rua Marechal Câmara, 150, Centro, Rio de Janeiro)

Fonte: Fundação Maurício Grabois

PCdoB lança campanha de contribuição militante

No ano do Congresso do Partido Comunista do Brasil, a legenda lança uma campanha para ampliar a contribuição financeira de seus militantes. Inscrita no Estatuto partidário, a contribuição é uma das quatro tarefas que devem ser desenvolvidas pelo filiado, assim como estudar, militar e divulgar.
Com o mote “Sou Militante de Carteirinha”, a campanha deve ocorrer até novembro deste ano, quando será realizado o 13º Congresso do PCdoB, nos dias 13 a 16 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.

Os personagens da campanha são dirigentes e militantes do Partido, incluindo o presidente nacional, Renato Rabelo. A ideia é envolver o conjunto da militância que atua nas redes sociais, e incentivar ainda mais a filiação partidária.



Contribuição

Descrita nos estatutos do Partido, a contribuição financeira do membro do partidário é a expressão do seu compromisso com a organização partidária, seus ideais e suas lutas. Com o lançamento do Sistema Nacional de Contribuição Militante (Sincom), instalou-se uma discussão acerca da contribuição militante, e o Partido, colocou nas mãos dos militantes cadastrados um mecanismo eficiente e simples, para que esse efetivasse sua contribuição.
Banner da campanha sou militante de carteirinha

O Sincom e as atividades de arrecadação financeira colocam na agenda das discussões partidárias a questão da contribuição militante como uma questão político-ideológica, indicadora do grau de organicidade do Partido e revela o grau de adesão ideológica por parte da militância.

Carteira Nacional de Militante

A CNM é uma nova forma do partido se relacionar com seus militantes, fortalecendo os laços entre as duas partes. É um instrumento que estimula a contribuição financeira partidária, um vínculo político e ideológico essencial para o crescimento do PCdoB.
A sustentação da atividade partidária é responsabilidade coletiva de todos os filiados, que devem se empenhar, dentro das possibilidades de cada um, para garantir esses compromissos.

Formas de contribuição

Há duas formas de contribuição e ambas possibilitam o recebimento da Carteira. A primeira é anual, equivalente a pelo menos 1% do salário ou renda mensal. O piso estabelecido tem por base o salário mínimo vigente. Neste caso, a arrecadação será gerida pelos comitês estaduais.
A outra forma possível é contribuir mensalmente com o valor de pelo menos R$ 15. Neste caso, o militante passa a fazer parte do Sincom, o Sistema Nacional de Contribuição, gerido pelo Comitê Central do PCdoB.

Estados

Os comitês nos estados devem entrar nesta campanha e desenvolver ações para colaborar com a principal fonte de recursos do partido que deve ser a contribuição de cada militante. Os materiais estarão disponíveis para download logo abaixo.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria de Finanças do PCdoB, no telefone 011 3054 1800.
Filiação

O interessado deve preencher a ficha de filiação, disponível nos comitês do PCdoB, e entregá-la, assinada, na sede do Partido do município ou estado. Neste caso, é necessário o Título de Eleitor.

Também há a possibilidade de preencher a ficha disponível no portal do PCdoB na internet e ler as instruções ali contidas.

Fonte: Portal Vermelho

Materiais para download:
Banneres para site:
Foto de capa do Facebook:
Cartazes


PCdoB Petrópolis reúne militância neste sábado


A direção do PCdoB na cidade convocou encontro do Comitê Municipal, filiados e militantes,

que ocorrerá neste sábado, a partir das 10h, em sua sede, na Travessa Prudente Aguiar, 38, sala 130.
“Estamos mobilizando toda a militância do partido, com a finalidade de organizarmos nossa
Conferência Municipal, a ser realizada em setembro. Nosso intuito também é o de continuarmos nossas
discussões internas, a respeito das políticas públicas exercidas pelo Governo Bomtempo, do qual
participamos, para também colaborarmos na implementação, cada vez maior, de programas e projetos
de inclusão e justiça social na cidade, nossas causas nos mais de 90 anos de atuação do partido no
Brasil. Queremos um país melhor para nosso povo, principalmente para os excluídos por este sistema
econômico perverso, de predominância mundial,que é o da exploração do homem pelo
homem.Chegamos ao limite! O mundo que temos de construir no século 21 tem que ser o mundo da
solidariedade entre os homens e nações e do desenvolvimento sustentável responsável”, comentou
Marcus São Thiago, presidente do PCdoB.

RJ: Renato Rabelo participa de vibrante debate sobre as Teses do 13º Congresso

A militância do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro esteve reunida nesta segunda-feira (12), na Faculdade Nacional de Direito (FND), para a apresentação das teses do 13° Congresso Comunista. O evento contou com a presença do presidente nacional do partido, Renato Rabelo.

O ato político teve início com a palavra do presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, falando da importância do Congresso Comunista para a elaboração coletiva e para a avaliação política:

Apresentação das teses do 13º Congresso do PCdoB
Foto: Pedro Rocha
“Nosso Congresso é o momento maior de construção coletiva, de construção das nossas diretrizes políticas, é um espaço fundamental para a crítica e a autocrítica de nossa atuação política. Faremos um balanço desses 10 anos de governo Lula e Dilma, onde avançamos e onde devemos avançar ainda mais; faremos um balanço da luta do povo brasileiro”, frisou Batista.

O líder comunista do Rio de Janeiro deu seguimento convidando alguns camaradas para compor a mesa, como a deputada federal Jandira Feghali; Ronaldo Leite, presidente estadual da CTB; Paulo Cesar (PC), que é da direção da FAMERJ; Célia de Almeida, presidenta estadual da UBM; Ana Rocha, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres na capital fluminense; Cláudia Vitalino, da direção da UNEGRO; e Tayná Paolino, presidenta da UEE-RJ; e por fim o líder nacional Renato Rabelo.

Com informações do PCdoB - RJ

PCdoB lança Jandira Feghali candidata majoritária em 2014

A COMISSÃO POLÍTICA ESTADUAL do PCdoB-RJ, reunida dia 10/09, analisou a conjuntura política, os avanços dos últimos 10 anos de governo Lula-Dilma e as alterações recentes do quadro político.

Jandira Feghali Foto: Divulgação
Jandira Feghali Foto: Divulgação
Entendeu que é necessário fortalecer a luta por mudanças estruturais no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, construindo um campo mais amplo e unitário da esquerda para impulsionar o processo de mudanças, com afinidades políticas no quadro de alianças do governo Dilma.

Neste sentido, o PCdoB/RJ resolve:

1º) Saudar a construção do Forum Político e Social de Lutas, composto por forças políticas de esquerda, organizações do movimento social e intelectuais progressistas, a constituir uma agenda comum da luta democrática e social no estado;

2º) Apresentar, para disputa majoritária, o nome da deputada federal Jandira Feghali, médica; presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados; política experiente e realizadora, tendo em vista o desafio de maior protagonismo das forças populares do RJ em 2014.